O meu carro entrou em “autocombustão”: como parar o motor?

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Ainda que o fenómeno de autocombustão seja um acontecimento raro, todos os motor Diesel equipados com turbo estão sujeitos a esta avaria. Neste artigo, aprende a evitar as consequências desta falha mecânica.

Já alguma vez viste um automóvel parado na estrada, a deitar fumo branco e a acelerar sozinho perante a incredulidade do condutor? Se sim, é muito provável que tenhas visto um motor Diesel em “autocombustão”. O termo não é feliz, mas estamos abertos a sugestões (os ingleses chamam-lhe “engine runaway”). Adiante…

De forma simples, a autocombustão nos motores Diesel acontece quando devido a uma falha mecânica (que em 90% dos casos acontece no turbo) o óleo entra na admissão e o motor começa a queimar o óleo como se fosse gasóleo. Como essa entrada de combustível (leia-se óleo) no motor  não é controlada, o motor acelera sozinho até ao regime máximo até acabar-se o óleo.

Podes desligar o carro, deixar de acelerar e até tirar a chave da ignição!, que nada vai resultar e o motor vai continuar na rotação máxima até: 1. acabar o óleo 2. o motor gripar 3. o motor partir. Resultado? Um custo de reparação elevadíssimo. Motor novo!

Então como é que eu posso parar o motor se ele está a “acelerar” sozinho?

A maioria das pessoas não sabe como agir perante uma situação em que o motor entra em autocombustão (ver os vídeos em anexo). A primeira reação (e a mais lógica) é rodar a chave e desligar o carro. Mas no caso dos motores Diesel esta ação não tem qualquer consequência… a queima do gasóleo, ao contrário da gasolina, não depende de ignição.

Enquanto houver ar e óleo para queimar o motor vai continuar no regime máximo até gripar ou partir. Como podes ver aqui:

Primeiro conselho: não fiques nervoso. A tua prioridade deve ser parar em segurança. Só tens dois a três minutos (estimativa) para tentar colocar em prática os conselhos que te vamos dar.

Quando tiveres parado, engrena a mudança mais alta (quinta ou sexta), puxa o travão de mão, trava a fundo e larga o pedal da embraiagem. Deves largar o pedal da embraiagem de forma rápida e decidida – se o fizeres de forma suave, é possível  que a embraiagem sobreaqueça e o motor continue a funcionar.

E se o meu carro for automático?

Se o teu carro for automático vai ser difícil parar o motor. Agacha-te, agarra os joelhos e chora. Ok, calma… é difícil mas não é impossível! Basta que consigas cortar o fornecimento de ar ao motor. Como sabes, sem oxigénio não há combustão.

Podes fazê-lo tapando a admissão com um pano, ou disparando um extintor de CO2 para esse local. Com alguma sorte, deverás ter conseguido parar o motor. Agora não o voltes a ligar, caso contrário o ciclo começa novamente.

A melhor maneira de evitar a autocombustão é agir preventivamente e tratares bem o motor do teu carro – vê alguns dos nossos conselhos aqui. Uma manutenção cuidada e uma utilização correta vai poupar-te muitos dissabor€s, acredita.

Para terminar, mais um exemplo de autocombustão. Eventualmente a avaria mais épica de todas:

Retirado de razaoautomovel

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em http://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

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